20 de abril de 2010

quer vender na sua região

Pratique maketing regional
Hoje as empresas estão cada vez mais querendo e tentando entender com trabalhar nas midias sociais e desenvolver a comunicação e marketing regional. 
Fica estranho você ver uma empresa de uma cidade do interior usando expressões cariocas e lançando produtos com essa ideologia regional, totalmente fora do contexto regional de onde esta instalada ou produzindo, todo povo tem seu jeito de ser e características a serem preservadas para atingir seu público.

Independente de um produto ser ou não lançado para um público específico, grandes empresas como Unimed, TIM, Coca-Cola e Claro andam desenvolvendo estratégias para desenvolver necessidades específicas ligadas a uma determinada cultura, comportamento de compra, e tudo isso associado às características culturais e especificidades de uma região.

As empresas e empresários tem que compreender que é preciso adaptar-se e desenvolver estratégias focadas a seu mercado e a seu consumidor, que quando é atingido de forma certa responde imediatamente ao apelo de um campanha que preserva a cultura e riqueza e sua região, pois as pessoas sentem orgulho de sua cultura e do que são.

Portanto mais do que compreendeu que é preciso assumir e se adaptar para desenvolver estratégias focadas a sua região. e para isso alguns caminhos devem ser seguidos.:

  •  Identificar as culturas e regionais e de maior visibilidade e valorização social a isso e promova a dignificação cultural das mesmas. (festas de época, festas religiosas, principais produtos, hora de eventos
  • Acompanhem as políticas públicas da região e use as que lhes são afirmativas objetivando aumentar e desenvolver sua atividade.
  •  De atenção aos profissionais artesões da região, e dentro do possível utilize seus produtos, em um restaurante utilize toalhas e destaque um espaço para que alguns artesões deixem seus objetos em exposição, em uma boutique quadro e objetos, se possível tenha um canto chamado por um nome que faça menção a região e deixe também que um artesão deixe objetos em exposição, em um escritório objetos de decoração enfim use a criatividade e bom gosto para fazer uso da cultura regional em seu negócio

"O mais importante de tudo nunca esqueça de divulgar em seu blog ou site, ponha até fotos de algum dos objetos e nome do artesão,  você rapidamente vai perceber que é uma pequena ação de marketing regional mas que vai promover seu negócio e estabelecimento!"
Para que você tenha uma ideia em um cliente que começou a utilizar toalhas feita por artesões da região tivemos 3 notas em jornais da cidade - publicidade gratuita e de peso que colocou nosso cliente em destaque social na região - Tente você também e se precisar de ideias fale com a gente !

Nenhum comentário: