15 de dezembro de 2009

cachaça e pinga boa

Piracicaba, em sua fundação já tinha três engenhos e logo após, passaram a ser nove., ai foram surgindo as famosas “caninhas” Cavalinho, Tatuzinho, Velho Barreiro, Rio Pedrense e Da Roça, entre outras de menor porte, todas eram responsáveis pela grande produção das região de Piracicaba torna-se a “Capital Nacional da Cachaça” .

Onde estivesse, falando em aguardente, o primeiro nome lembrado era e ainda é o de Piracicaba, até os Jingles e expressões, quem não se lembra,“Vai tatu, tatuzinho, me abre a garrafa e me dá um pouquinho”, e outros como “Só tomando uma”, “Piracicaba Terra da cana e da pinga boa”, entre outros.

Atualmente a Capuava S/A indústria e comércio é a única destilaria estabelecida e produtora de aguardente aqui em nossa cidade. A cultura da cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil no início de sua colonização, trazida por alguns donatários, destacando-se Martim Afonso de Souza, da então Capitania de São Vicente, que construiu, provavelmente, aquele que foi o primeiro engenho de açúcar do Brasil Colônia, em 1533, onde hoje se situa o município de Santos, no Estado de São Paulo.



O município de Piracicaba se constituíu na época o centro da maior região açucareira da América do Sul. De fato, além de possuir a maior área plantada com cana, aqui também se concentravam as principais indústrias produtoras de bens de capital voltadas para essa agroindústria.

A cachaça está legalizada através do decreto 4.072, no artigo 81, Parágrafo 4º, do Governo Federal, e foi classificada e regulamentada como: “Cachaça como bebida tipicamente brasileira”. A título de curiosidade, uma poesia de domínio público percorre a história da cachaça em Piracicaba.

Credo da Cachaça
"Creio no canavial,
todo poderoso, criador do açúcar e da caninha.
Creio na aguardente, nosso alimento de todo dia, o qual foi concebido por obra e graça do alambique.
Nasceu da puríssima cana e padeceu sob a pressão das moendas, foi derramado no tacho e desceu ao fundo da caldeira.
No terceiro dia, ressurgiu na garrafa e subiu ao céu de nossa boca.
Está no tonel arrolhado de onde há de vir agradar os grandes e os pequenos.
Creio no espírito de 20°, na santa safra anual, na comunhão dos pileques e na ressaca.
A MIM."

dicas de como degustar uma boa cachaça

Nenhum comentário: